Um pouco da nossa história

As sementes do GEIFOP começaram a ser lançadas em 2015 com a criação do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) na UNIFEI, que deu início ao GEI: "Escrita e Letramento". Essas sementes foram fortalecidas em 2016 com a realização de um projeto de extensão aprovado no edital Proext do MECEntretanto, o GEIFOP nasce efetivamente em 2017, quando registramos o primeiro projeto de extensão assumindo essa nomenclatura. A partir de então, a cada ano registramos e desenvolvemos um novo projeto de extensão com temáticas diferentes. 

A seguir você tem acesso aos projetos e aos relatórios já realizados. 


Projetos realizados:

2017 - Grupos Colaborativos na Formação de Professores: construindo práticas inovadoras no ensino de ciências e matemática

O objetivo principal deste projeto de extensão é o de constituir um espaço contínuo de parceria entre membros da universidade e professores da escola básica para o planejamento conjunto de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de ciências da natureza e matemática, visando a produção de conhecimentos numa perspectiva colaborativa. As ações serão voltadas ao desenvolvimento e acompanhamento de pequenos grupos que devem envolver professores formadores da UNIFEI, licenciandos, e professores da educação básica, especialmente, egressos das quatro licenciaturas da UNIFEI. Um grande grupo será formado inicialmente, com todos os interessados, e os pequenos grupos serão constituídos de acordo com os interesses dos participantes. Espera-se que os grupos formados planejem atividades voltadas ao ensino de física, química, matemática e biologia ou projetos interdisciplinares, de acordo com as demandas que forem apontadas. A ação de cada grupo será pautada por estudos teóricos da temática escolhida e análise das possibilidades e limitações da escola e da UNIFEI para o desenvolvimento de uma proposta de prática inovadora, culminando com a elaboração de sequências de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula pelos professores. As aulas utilizadas para o desenvolvimento destas sequências serão videogravadas para que, no grande grupo, sejam socializadas as práticas e analisados colaborativamente os resultados. Professores e licenciandos serão convidados a escreverem narrativas reflexivas sobre estas práticas, contribuindo com a criação de um site ou blog do Grupo que divulgará as sequências de atividades elaboradas e as narrativas escritas a partir do seu desenvolvimento, e dos processos de socialização e análise colaborativa no grupo

2018 - Programa de formação inicial e continuada de professores em Ciências, Matemática e Saúde: uma proposta de ações colaborativas em parceria com professores da educação básica 

O objetivo principal deste projeto de extensão é constituir um Grupo de Estudos Interdisciplinar de formação de professores voltado à elaboração de projetos interdisciplinares na educação básica a partir da temática "Matemática, Ciência e Movimento". Para atingir o objetivo proposto, foram estabelecidos como objetivos específicos:  desenvolver, por meio de um Grupo de Estudos Interdisciplinar, uma ação contínua que associe formação inicial e continuada de professores da escola básica por meio da proposição conjunta de projetos interdisciplinares na escola básica;  elaborar e executar, em conjunto com professores de matemática, ciências e educação física, projetos de abordagem interdisciplinar voltados à temática ciência, matemática e saúde; incentivar que professores e futuros professores problematizem e valorizem suas experiências pedagógicas, da escola e da universidade, enriquecendo-as mutuamente e transformando-as em práticas que podem extrapolar o contexto da sala de aula convencional; propiciar o desenvolvimento profissional de professores universitários, estudantes de licenciatura, e professores da educação básica; socializar, por meio de uma página na internet, as produções do grupo, favorecendo a disseminação de práticas inovadoras, construídas colaborativamente.

2019 - Programa de formação continuada de professores em Ciências e Matemática: uma proposta de ações colaborativas com foco na nova BNCC

A partir da formação de grupos colaborativos de professores, pretende-se continuar subsidiando um processo formativo voltado ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de sequencias didáticas e propostas de ensino. Esse processo tem se dado, desde 2017, com a criação do Grupo de estudos Interdisciplinares e Formação de Professores da Unifei (GEIFOP). Especificamente nesta versão do projeto, a temática a ser desenvolvida no GEIFOP é "A nova BNCC e como desenvolvê-la em sala de aula?". Voltada a professores de Ciências da Natureza e Matemática, a perspectiva é a de estudo conjunto e construção coletiva de diversas propostas de inserção das unidades temáticas descritas na nova BNCC junto aos professores da educação básica. O objetivo principal deste projeto de extensão é o de manter ativo um programa contínuo de formação continuada de professores baseado em uma perspectiva de trabalho colaborativo entre professores e licenciandos.

2020 - Formação de professores para a interdisciplinaridade: articulando ensino de ciências, matemática e educação física

Este projeto de extensão, proposto pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da UNIFEI, visa contribuir com a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica na UNIFEI, abrangendo Itajubá/MG e região. Dessa forma, propõe realizar ações nas escolas para o desenvolvimento de práticas educativas que busquem a unidade entre conteúdo e metodologia, de maneira participativa e interdisciplinar, buscando o aprofundamento das diferentes disciplinas, com a busca de recursos didáticos e metodologias de ensino que promovam a relação interdisciplinar entre os variados conteúdos nas áreas de matemática, física, biologia e química, com interfaces com outras áreas como educação física, arte, língua portuguesa, geografia, história, sociologia, filosofia, de acordo com as demandas da realidade escolar. O projeto envolverá docentes e licenciandos da UNIFEI e as ações previstas propiciarão aos estudantes e professores da Educação Básica diferentes vivências para além da técnica de ensino de aula expositiva e dos recursos didáticos giz, lousa e livro didático, tradicionalmente utilizados no ambiente escolar. Assim, espera-se que as demandas da escola pública sejam atendidas, considerando o trabalho com metodologias que vão além da tradicional e que envolvam conteúdos interdisciplinares, articulando ciência, arte e esporte em grupos colaborativos, envolvendo licenciandos e docentes do Ensino Superior e da Educação Básica.

2021 - Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores: Estudo contínuo e colaborativo em ciências e matemática para professores da Educação Básica.

O projeto de extensão universitária aqui proposto tem por objetivo constituir um programa de formação contínua de professores da educação básica, tendo como princípio o estudo e a aprendizagem colaborativa. Nesse sentido, o projeto trata da criação e fomento do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), que se caracteriza pela formação de grupos colaborativos de professores, formadores e licenciandos voltado ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de práticas educativas em diversas temáticas. Especificamente nesta versão do projeto, a temática a ser trabalhada é: "O estudo das linguagens no ensino em Ciências, Matemática e Educação Física". Nesse sentido, se criará o espaço para oferecer ações de formação teórica e prática em ambiente on-line e presencial, quando possível.

2022 - Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores: abordagens práticas investigativas para novos contextos de ensino

Ao longo de aproximadamente 2 anos, professores e estudantes da Educação Básica no Brasil estiveram em situação de isolamento social e, portanto, distantes da escola, devido à pandemia de COVID-19. O ensino remoto foi adotado em todos os estados brasileiros para minimizar os efeitos da interrupção prolongada dos processos de ensino-aprendizagem. Ainda é cedo para estimar as consequências no desenvolvimento psicológico, social e educacional dos estudantes da Educação Básica, porém, pesquisas recentes indicam inúmeros problemas, dificuldades e obstáculos que serão enfrentados pelos professores com o retorno ao presencial em 2022. Não só os professores, mas, todos os profissionais da educação vão se deparar com um novo contexto de trabalho. Esse novo contexto exigirá planejamento, estudos, preparação e, especialmente, a implementação de novas práticas e abordagens pedagógicas. Em vista disso, este projeto de extensão tem por objetivo dar continuidade a um programa de formação de professores da Educação Básica, que tem como princípio o estudo e a aprendizagem colaborativa, através do fomento ao Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). O GEIFOP se caracteriza pela formação de grupos colaborativos de professores da Educação Básica, formadores, mestrandos e estudantes dos cursos de Licenciatura desta instituição, voltado ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de práticas educativas em diversas temáticas. Especificamente neste ano, a temática a ser trabalhada se refere ao planejamento, execução e avaliação de atividades práticas investigativas na escola básica. A literatura sobre a temática permite concluir que os desafios e obstáculos para implementar atividades desta natureza em sala de aula são inúmeros. Somente o interesse e boa vontade do professor em desenvolver essas atividades não é suficiente para que este consiga de fato realizar isso. É necessário subsidiar, apoiar e trabalhar coletivamente e colaborativamente para enfrentar os desafios. A colaboração entre universidade e escola, professor da educação básica, formadores, mestrandos e estudantes dos cursos de Licenciatura desta instituição, pode possibilitar a elaboração e desenvolvimento de propostas educativas robustas e inovadoras para o ensino nesse novo contexto e, consequentemente, iniciar a recuperação da formação dos estudantes do nível básico, após quase 2 anos de isolamento social. É a partir disso que este projeto se fundamenta e buscará agir.

2024 - Lesson Study: Promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria da qualidade social do Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica

Este projeto se enquadra na linha Tecnologias Sociais e busca atender ao Objetivo 4 do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS/ONU), o qual objetiva "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos" (ONU, 2024). Em especial, o projeto visa contribuir com os seguintes aspectos: (1) garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de Matemática; (2) garantir que todos os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável e (3) aumentar o contingente de professores/professoras qualificados. Vale ressaltar que o projeto também possui interfaces com outros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS/ONU), a saber: o 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

Dessa forma, o projeto busca contribuir para assegurar a educação inclusiva e equitativa por meio de encontros formativos entre todos os integrantes do projeto, com foco na compreensão e no desenvolvimento, no âmbito das escolas do município de Itajubá - MG, de ciclos de Lesson Study (LS) , a partir dos fundamentos conceituais de Viana Gonçalves e Fiorentini (2023). O LS é um processo, ou metodologia colaborativa que visa aprimorar as práticas de ensino por meio da observação, reflexão e análise sistemática de aulas (lições). Assim, este projeto objetiva implementar ciclos de LS como uma estratégia de desenvolvimento profissional para que os educadores (parceiros) da Educação Básica possam, em colaboração com formadores, estudantes de licenciatura e de pós-graduação da Universidade Federal de Itajubá, aprimorarem suas habilidades de ensino e contribuírem para a melhoria social da educação. Cumpre atentar que tais ciclos serão pautados em uma abordagem investigativa no ensino de Ciências (Sartori; Longo, 2021) e Matemática (Fiorentini; Honorato; De Paula, 2023) e ocorrerão no âmbito do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O grupo, historicamente, desde 2016, tem estabelecido parcerias com as escolas, por meio da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, fomentando projetos que contribuem para o desenvolvimento profissional docente de professores da Educação Básica.

A abordagem investigativa de ensino, por sua vez, enfatiza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio da investigação, exploração e resolução de problemas do mundo real ou próprios da área de conhecimento estudada. Neste projeto pretende-se construir, em parceria com os professores da Educação Básica, ciclos de LS pautados nesta abordagem de ensino e com base em fundamentações teóricas que sustentam sua efetividade no desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de resolver problemas e no engajamento dos alunos da Educação Básica.

O LS, associado à abordagem investigativa de ensino, oferece uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento profissional dos educadores e pode promover a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem de forma colaborativa. Assim, este projeto tende a contribuir para a construção, junto com os professores/professoras, de formas efetivas de implementar a abordagem investigativa em suas práticas pedagógicas, proporcionando benefícios ao envolver os alunos de forma ativa e significativa no processo de aprendizagem, a fim de promover uma educação mais centrada no aluno e orientada para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI.

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