.

Deixe-nos apresentar

Sobre o grupo

O Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) é constituído por estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática, mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Professores da Educação Básicas e Professores Formadores. Em 2024, o GEIFOP tem como objetivo estudar a metodologia de desenvolvimento profissional para professores, o Lesson Study ou Estudos de Aula. Dentro desse grupo serão constituídos Pequenos Grupos de Planejamento conjunto (PGPs), alguns voltados ao ensino de biologia e de matemática e outros com foco no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, de acordo com as demandas apontadas pelos Professores da Educação Básica. A partir do desenvolvimento destas ações planejadas pelos PGPs, os membros irão elaborar uma aula, que será discutida com todos os participantes do grupo antes da sua execução e novamente analisada após sua implementação em sala de aula, conforme preconizado pelo Lesson Study.


Membros Atuais

Eliane Matesco Cristovão            

Professora / UNIFEI

"Professora Associada no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá, onde atua como docente no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática e coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (extensão). Representa a Unifei na Rede Mineira de Formação de Professores para a Educação Básica. Como integrante do GT7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, coordena um projeto CNPq sobre Conhecimentos Matemáticos Próprios da Docência (2024 a 2027). Atuou de 2014 a 2020, como Coordenadora de área dos Programas PIBID e Residência Pedagógica. Doutora em Educação (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especialista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Pós-doutoramento na UFRJ (2023). Atuou por 20 anos como professora de Matemática na Educação Básica e se dedica à formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Seus temas de interesse/pesquisa são: Formação de professores que ensinam Matemática, Formação do Formador, Conhecimento profissional do professor de Matemática e Perspectivas colaborativas e investigativas de trabalho."

Janaina Roberta dos Santos

Professora / UNIFEI

"Professora Adjunta do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Instituto de Recursos Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) ambos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2004). É mestre em Educação (Área Temática: Educação Ambiental) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Rio Claro (2009). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (2013). Foi Membro do Comitê Gestor do Pacto Nacional da Educação em Direitos Humanos (2017 e 2018). Atuou como Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (2018 e 2019). Atuou como Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura (2017 a 2018 e 2021 a 2023). Foi Diretora de Assuntos Estudantis (2019 a 2020). Foi Pró-Reitora Adjunta de Graduação (2020). É membro do Comitê de Articulação da Formação Docente. Atualmente é membro titular do Conselho Universitário da Unifei. Tem atuação nas áreas de Formação de Professores; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia; Educação Ambiental e Temas Socioambientais."

João Ricardo Neves da Silva          

Professor / UNIFEI

"Professor Associado do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP - Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Conhecimentos especializados de professores de Física e Matemática, Interação entre docentes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunicativa na formação de professores. Atua como professor permanente (orientador de mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFQ/UNIFEI. Exerceu a função de coordenador do curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no período de Agosto/2018 - Dezembro/2022. Atualmente exerce a função de Diretor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)."

Lilian de Souza Vismara

Professora / UTFPR

"Matemática (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2003), Mestra em Engenharia Elétrica (Controle e Automação na Agricultura) pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2006), Doutora em Agronomia (Produção Vegetal/Proteção de Plantas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, PPGAG, 2019), Especialista em Ciência de Dados (UTFPR, 2022) e Técnica em Informática Industrial pela Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP-Uned Cubatão, 1996). Atualmente é Professora Adjunta da UTFPR no Campus Dois Vizinhos (DV) na cadeira de Probabilidade e Estatística Aplicadas e de disciplinas de Metodologia de Ensino Inovador e Transdisciplinar da UTFPR (MEI-U) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na UTFPR, Campus Curitiba, nas áreas de concentração de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Ensino de Ciências e Relações CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e Ensino, Aprendizagem e Mediações (Mediações por Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática). É líder do GruCoPEM (Grupo Colaborativo de Pesquisa Plural e Estudos em Matemática); professora-pesquisadora do GEET (Grupo de Estudos em Embriotoxicologia e Teratologia), do GPEAT (Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental: uma construção transatlântica e, da Sala Verde (chancela do Ministério do Meio Ambiente concedida à UTFPR, Campus DV, 2013). Integrou (2021-2022) a equipe do VAMOS Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development Program, que busca a inovação da Educação para a Sustentabilidade no modelo de Ensino a Distância (EaD), num consórcio de instituições do Brasil, Honduras, Itália, Espanha e Suécia, financiado pelo Programa Erasmus+. Coordenou (2013-2015) o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade) na área das Ciências da Natureza e Matemática do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UTFPR. Atuou (2011-2012) em Instituições de Ensino Superior privadas e, foi elaboradora e revisora de itens (2012-2013) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atuou na Educação Básica (2004-2012) como docente no Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, como Coordenadora Pedagógica (2008-2009). Se diverte com M@temáticAÇÃO!"

Marisol Vieira Melo

Professora / UFFS

"Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF, RS, 1997). Mestre (2006) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, SP). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC, vinculada ao curso de Licenciatura em Matemática. Coordena Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Matemática e também o subprojeto do Programa Residência Pedagógica em Matemática/UFFS. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam Matemática, desenvolvimento profissional, aprendizagem e iniciação docente. Tem experiência na área de Educação, docência em Ensino Fundamental, Médio e Superior. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores que Ensinam Matemática - GEPREM/UFFS"

Sara Carolayne Mendonça Salgado

Mestra em Educação em Ciências / UNIFEI

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

"Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em Pouso Alegre - MG e também como bolsista do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Capes. Possui mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Atuou como professora da Educação Básica na rede estadual de ensino de Minas Gerais e trabalhou como criadora de conteúdo de Matemática em uma empresa de educação e tecnologia. Atualmente é pós-graduanda em Educação Financeira pelo Instituto Ânima e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participa do Grupo de Sábado (GdS) e do grupo de pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (PRAPEM). Tem interesse nas áreas de Educação Matemática, comunicação, formação de professores e abordagem investigativa."

Patrick Eduardo da Conceição          

Mestre / UNIFEI 

Professor / E. E. Presidente Wencesaleu

"Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por quatro anos. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC) da UNIFEI, tendo desenvolvido sua pesquisa focada na interseção entre Educação e Tecnologias. Desde 2014, atua como professor na rede pública de ensino de Minas Gerais."

Crediana Chris de Siqueira         

Mestranda / UNIFEI

"Graduada em Licenciatura em Química no ano de 2020 e Mestranda em Educação em Ciências desde 2021 pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Participa do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC) e do Projeto de Pesquisa Ciência, mídias e informação na escola: integrando vozes e promovendo protagonismos responsáveis, ofertados pela UNIFEI. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica - (PIBIC) na área de química inorgânica de (2017 à 2018) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na UNIFEI. Possui curso Técnico em Informatica pelo CEP de Brasópolis. Tem interesse em: docência em Química, desenvolvimento de jogos digitais, ensino de Ciências e pesquisas na área de Química."

Marcela Pimenta

Mestranda / UNIFEI


Ivanaisa Ribeiro de Almeida 

Professora / E. E. Coronel Coronel Casimiro Osório

"Licenciada em Matemática (2021) e pós graduada em educação especial inclusiva (2023) pela Universidade Cesumar. Atualmente é professora regente de matemática nos anos finais do ensino fundamental na Escola E. Cel. Casimiro Osório."

Beatriz Desireé Divino de Almeida Pena

Graduanda de Licenciatura em Matemática / UNIFEI

"Graduanda em Matemática Licenciatura na Universidade Federal de Itajubá. Participou do projeto de extensão Monitorias UNIFEI em 2022 e no segundo semestre deste mesmo ano realizou uma Iniciação Científica em Geometria Diferencial. Lecionou no Curso Assistencial Amigos de Itajubá (CAAI) e no projeto Treino OBMEP em 2023. No segundo semestre de 2023 participou do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Atuou como monitora no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) no primeiro semestre de 2024. Atualmente ministra aulas de reforço e preparação para a OBMEP no projeto SOMMAR e participa do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP)." 

Karoline Vieira Fernandes                              Graduanda / UNIFEI

"Ingressou na Unifei em 2021 no curso de Matemática licenciatura. Já participou de projetos de monitoria, Pibid, escrita e apresentação de relatos de experiências."

Maria Eduarda Amaro Lopes

Graduanda de Licenciatura em Matemática / UNIFEI

"Aluna do 8º período do curso de Licenciatura em Matemática."

Sabrina Ap. Dias Ferreira
Graduanda / UNIFEI

"Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Itajubá. Atualmente, é bolsista no Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). Entre 2020 e 2022, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Em 2022, foi monitora do Núcleo de Educação Inclusiva da UNIFEI e, no mesmo ano, atuou como auxiliar de ensino no Curso Assistencial Theodomiro Santiago (CATS). Em 2023, atuou como bolsista no projeto de extensão "Meninas com Deficiência na Ciência". 


Já Passaram pelo Geifop

Evandro Rozentalski

Professor / UNIFEI

"Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2013). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (2018). Atua principalmente em História e Filosofia da Química, especialmente suas implicações e contribuições para a área de Ensino de Química. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), no Instituto de Física e Química (IFQ), campus Itajubá."

Juliana Maria Sampaio Furlani

Professora / UNIFEI

"Doutora em Ciências (USP/2014), Mestre em Educação (2003), especialista em Ensino de Ciências (1999), licenciada em química (1995) e bacharel em engenharia química (1992), atualmente é professora na Universidade Federal de Itajubá, lecionando nos cursos de licenciatura em química e licenciatura em física, este na modalidade a distância. Foi coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (2014-2019) e coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a distância da Unifei (2014-2018). Tem experiência em educação a distância, formação inicial e continuada de professores, metodologias de ensino e ensino mediado por tecnologia. Coordena, juntamente com a professora Cláudia da Matta, o projeto de extensão Tecnologias Emergentes a Serviço da Aprendizagem, que já certificou 399 professores, principalmente da escola pública da educação básica."

Marcela de Moraes Agudo

Professora / UNIFEI

"Professora do Magistério Superior do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), leciona no curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru, pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Sociedade e Natureza. Ensino de Ciências da Natureza e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública."

Mariella Brighenti Bortoluzzi

Professora

"Doutora em Educação Física e Sociedade pela Unicamp. Mestre em Psicologia com menção em Psicologia da Educação pela Universidad de La Serena- Chile. Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Bruna da Rosa Santos

Professora / Escola Estadual Eulália Gomes de Oliveira

"Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2019) e possui curso Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2014). Nos anos de 2011 e 2013 foi bolsista do Programa Iniciação Científica Jr. (PIC) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), já em 2016 e 2017 também bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2018 professora da turma do Programa Iniciação Científica Jr. (PIC) polo Unifei Itajubá e nos anos de 2018 e 2019 foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica pela CAPES. Durante os anos de 2018 e 2019 participou do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) e em 2019 do Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas (GPEMPF). Atualmente é Professora de Educação Básica na Escola Estadual "Eulália Gomes de Oliveira".

Letícia Sousa Carvalho

Professora / Escola Estadual Coronel Casimiro Osório

"Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), participou do programa de educação tutorial (PET) - Licenciaturas em física e matemática, atuando como mediadora no centro de ciências da UNIFEI, o espaço InterCiências de 2013 a 2014, bolsista no Programa Institucional de Bolsas de iniciação a Docência (PIBID) de 2016 - 2017. Realizou uma Iniciação Científica vinculada ao projeto de pesquisa intitulado "A história da Matemática na Formação de Professores de Matemática nas Universidades Federais Brasileira", e atuou como voluntária no projeto de extensão "Letramento Científico e Tecnológico na Escola Básica". Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências - UNIFEI. Tem interesse em pesquisas que envolvam Ensino de Matemática e História da Matemática."

Gabriela Gomes Ribeiro

Mestranda / UNIFEI

Professora / Colégio Empreender

"Mestranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na qual está desenvolvendo o trabalho intitulado "Práticas Inclusivas na formação inicial: um estudo com foco no Conhecimento especializado mobilizado por futuros professores de Matemática", pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e graduada em Matemática Licenciatura também pela Unifei. Atualmente é professora de Matemática no Colégio Empreender (Itajubá - MG), integrante do Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e práticas formativas (GPEMPF) desde 2019 e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) desde 2018, todos da Unifei. Participou do projeto de extensão "Letramento Científico e tecnológico na escola básica: uma ação extensionista de formação de pequenos grupos de pesquisa e intervenção para resolução de problemas socioambientais locais`", atuando como voluntária. Além disso, realizou Iniciação Científica, que culminou no trabalho intitulado "Um estudo das potencialidades de um projeto de extensão permeado por práticas de letramento científico e tecnológico: parceria entre a Universidade Federal de Itajubá e Escolas Públicas de Ensino Médio" (Modalidade PIVIC)."

Jean Carlos Lemes

Mestrando / UNIFEI

"Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC/ UNIFEI. Pesquisador na área de Educação Matemática com foco na utilização de Jogos e Materiais Manipulativos no Ensino e Aprendizagem da Matemática. Atuou, entre 2016 e 2018, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e, entre 2018 e 2019, como bolsista de Iniciação Científica. Atualmente é membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Formativas (GPEMPF), sendo integrante do projeto de pesquisa "Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores na elaboração e implementação de propostas de ensino para a educação básica", investigando o contexto de ensino da Matemática, a partir da utilização de Jogos e Materiais Manipulativos e/ou Concretos, na perpsectiva inclusiva."

Patrícia Sousa Carvalho

Mestranda / UNIFEI

"Graduada no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), 2016 à 2017, bolsista Capes pelo Programa Residência Pedagógica, 2018 à 2019,aluna de iniciação científica na modalidade PIVIC, 2018 à 2019, assistente editorial da Revista Aman-Ti-Kyr, membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP) e mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências pela UNIFEI, pesquisando questões relacionadas a Educação Inclusiva."

João Paulo Xavier de Freitas

Graduando / UNIFEI

"Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2016). Foi bolsista Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2014-2015) . Desde 2018 é integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). Participou do Programa Residência Pedagógica e do Projeto de Extensão Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências (2018-2019). Atuou como bolsista de iniciação científica no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UNIFEI (2019). Tem interesse na área de Ensino de Ciências com enfoque em Educação Inclusiva."

Raquel Mendes Pinto

Graduanda / UNIFEI

"Graduanda do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Práticas Formativas (GPEMPF) sobre as "Potencilidades e limites de um projeto interdisciplinar sobre fotografia e arte para o ensino de matemática". Participa do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP)."

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora